top of page

KIT BÁSICO DE MAQUIAGEM – BBB

Muita gente me pergunta sobre como montar um kit básico de maquiagem, levando em consideração qualidade e preço. Apesar do mundo da beleza já estar bem simplificado nos dias de hoje, sempre é bom dar dicas para quem está iniciando ou ainda tem dúvidas, não é mesmo?

Compus esse post (rápido) com alguns produtos bem simples, para que vocês possam ter um kit de maquiagem bem eficiente e com o precinho super camarada também. Claro que vocês podem substituir os ítens por outros da preferencia de vocês. Fica à critério, ok?

Espero que suas dúvidas sejam esclarecidas! Vamos começar:

A função da base é uniformizar o tom da pele. Existem vários tipos, como cremosa, líquida, em pó, mousse entre outras. Se você tem a pele mista/oleosa dê preferência para as que sejam oil-free, essas evitam que o aspecto fique oleoso e exclui a possibilidade de entupir os poros, além de ser a mais indicada para quem tem acne. Quem tem pele seca pode optar pelas bases hidratantes. É bom sempre observar se o produtos tem proteção solar, não que seja um composto indispensável na base, mas com certeza é um plus super positivo. Proteção nunca é demais.

Ao contrário do que muita gente pensa, os corretivos não são apenas para disfarçar as famosas olheiras. Eles também são um super aliado para camuflar espinhas, marquinhas de acne ou outros resquícios como sinais de vermelhidões, vasinhos salientes, manchas mais claras ou escuras ou qualquer ponto negativo na pele. O mesmo – se for um tom mais claro – pode ser usado também para criar efeito de luz no rosto. O corretivo, sem dúvida é um dos principais itens em um kit de maquiagem.

Utilizado após a sequência de base/corretivo, ele garante melhor fixação dos produtos anteriores e evita o brilho excessivo na pele. O pó tem como objetivo principal fazer o acabamento da maquiagem, deixando a pele com o aspecto aveludado e seco. Porém deve ser usado com cautela, para não deixar o visual carregado. A cor deverá ser a mesma da base. Existem também os pós translúcidos, que quando aplicados tendem a ficar transparente, mas mesmo com essa inovação devemos tomar cuidado para a cor não ficar super esbranquiçada.

A função do blush é realçar seu corado natural, reproduzir seu colorido saudável no rosto e dependendo da cor – podendo ser usado como contorno – dar profundidade ao rosto, mantendo seus traços naturais e realçando os pontos escolhidos. A sua pigmentação sempre dependerá da aplicação, quanto mais forte, mais “camadas”. Assim como a base, os blushes também podem aparecer em vários tipos: Cremosos, em pó, mousse e até líquidos.

Como escolher a cor: Para quem tem pele negra, prefira tons avermelhados, puxados para o cereja, morenas devem optar pelo terracota, enquanto as loiras de pele clarinha podem apostar nos tons rosados e para as orientais, o rosa queimado é a melhor opção.

As sombras na maioria das vezes são o destaque da maquiagem. Podendo ser usadas sozinhas ou em degradê junto a outras cores, elas dão o toque final ao look. Não existe uma regra geral para a utilização desse ítem, desde que seja coerente com o seu estilo e gosto. Minha dica para quem está iniciando é comprar sombras conjuntas, em paletas. Assim você terá uma variação de cores em um espaço menor e com um preço mais em conta.

As sombras na maioria das vezes são o destaque da maquiagem. Podendo ser usadas sozinhas ou em degradê junto a outras cores, elas dão o toque final ao look. Não existe uma regra geral para a utilização desse ítem, desde que seja coerente com o seu estilo e gosto. Minha dica para quem está iniciando é comprar sombras conjuntas, em paletas. Assim você terá uma variação de cores em um espaço menor e com um preço mais em conta.

Os lápis de olhos são verdadeiros coringas na hora de montar a produção e podem ser utilizados para harmonizar diferentes tipos de rostos. Ferramenta ideal para fazer pequenas correções como ampliar, diminuir e levantar o olhar, delinear, entre outras infinidades de truques, os lápis podem ser encontrados nas mais variadas texturas e cores.

A função da máscara de cílios é realçar o olhar, deixando os cílios mais longos, volumosos e destacados. Para melhor resultado, na hora da aplicação gire o aplicador no sentido horizontal, abrindo e fechando os olhos, começando sempre da raiz. Lembrando que o aplicador precisa estar livre de excessos, para não empelotar. Faça quantas camadas desejar, de acordo com o resultado que quiser alcançar.

Corrige falhas indesejadas e formatos duvidosos da nossa sobrancelha, preenchendo e uniformizando os fios de acordo com o objetivo final. A cor deve ser a mais próxima dos fios. Esse processo também pode ser realizado com sombra opaca, da mesma cor.

Realça a boca e protege os lábios contra a ação do tempo. Lembre-se que quanto mais forte o batom, mais destaque dará à boca.

Dicas: Se quiser aumentar os lábios: Dê preferência às cores claras do que as escuras. Use delineador de lábios contornando a boca e respeite o formato dos lábios. Faça o traço bem em cima do traço natural do lábio, quase por fora. Assim você irá dar um efeito natural. Aplique o batom em todo o lábio, coloque um toque de brilho ou de batom mais claro no centro da boca. Use e abuse de gloss e brilhos.

Para diminuir os lábios: Evite brilho e gloss. Use batons escuros e opacos. Passe o delineador ligeiramente dentro da linha natural de sua boca.

Para fixar o batom: Aplique o batom, retire o excesso com um lenço de papel absorvente. Depois, aplique uma camada bem fininha de pó compacto sobre os lábios e passe o batom novamente.

Produz efeito molhado e super sensual. Pode ser usado combinado com batom ou sozinho. O gloss é um excelente recurso para dar mais volume aos lábios: Para isso, aplique somente na parte central, depositando de leve com o aplicador.

Espero que gostem e que isso seja util para a vida de vocês, beijos!


Todos os Post's:

bottom of page